16 de agosto de 2010

Agulhas circulares “intercambiáveis”, você conhece?


By .:Tricoteiras:. Por Zaira Viana Paro e Clara Beauty

Agulhas circulares todo mundo conhece. São duas hastes ligadas por um cabo flexível. As hastes são mais curtas que as agulhas retas tradicionais e o fio que as conecta pode ser de 20cm, 40cm, 60cm, 80cm, 1m, 1,20m e 1,50m. Os fios menores são recomendados para fazer peças com circunferência  ou tamanho menor, como um gorro ou um cachecol. Já os fios mais longos recomenda-se para peças grandes, como casacos e mantas. Já sobre a escolha espessura, não é diferente do que acontece com as agulhas retas: varia de acordo com o fio escolhido.

Agora, imagina se você decidir comprar uma agulha 5mm e 20cm de fio para fazer um gorro. E no mês que vem você compre uma agulha 5mm com fio de 40cm para fazer uma roupinha de bebê. E depois outra agulha 5mm com fio de 80 para uma blusa para você. E então você decide fazer uma manta e precisa de uma agulha de 1,50m. Multiplique isso aí para cada número de agulha: 2mm, 2,5mm, 3mm, 3,25mm, 3,5mm, 3mm,75mm, 4mm, 4,5mm, 5mm,… até 10mm, ou 15mm, ou 20mm. Ao final, você terá quase uma centena de agulhas de espessura e metragem diferentes. A coisa piora se você decidir ter essa mesma coleção de agulhas em materiais diferentes (bambu, madeira, plástico, acrílico, níquel, alumínio…)

Mas calma. Não criemos pânico.

Para acabar o problema de, digamos, “falta de gavetas” para armazenar suas ferramentas, algumas empresas tiveram a brilhante idéia de criar os kits de agulhas intercambiáveis para tricô. Esses kits nada mais são que agulhas onde as pontas (que podem variar de 2,00mm a 15,00mm) são anexadas a cabos (que podem variar de 20cm a 1,5m), de acordo com a necessidade do seu trabalho. Ou seja, vc tem opções múltiplas devido às inúmeras combinações possíveis de espessura de agulha x comprimento de cabo - tudo cabendo num estojo.

A maioria ainda não é encontrada no Brasil, mas podem ser adquiridas via e-Bay e em lojas que enviam para cá (veja algumas dessas lojas em nossos links). Você pode começar com uma e um cabo ou já partir pro kit, básico, de luxo, edição especial…

Dicas:
* No caso de comprar no exterior, sempre conte com o possível pagamento de impostos (60% do preço do produto + o frete) que é cobrado pela Receita Federal sobre produtos importados. Se por acaso não acontecer, você só terá mais motivos para se alegrar!!!
* Pagamento via PayPal (seguro) e rastreamento são fundamentais para que você saiba com certeza onde está a sua encomenda e não tenha prejuízo. É sempre bom evitar estresses desnecessários.
As marcas de agulhas intercambiáveis mais conhecidas são:


Kit Addi
Kit Addi Click - de metal, as famosas agulhas alemãs feitas numa fábrica de ferramentas de altíssima precisão são o sonho de todas as tricoteiras! (pelo menos daquelas que gostam de agulhas de metal). As mais caras agulhas do gênero, mas a gente ama de paixão.

Existe também uma versão do kit com pontas mais fininhas, apropriadas para quem gosta de fazer renda em tricô (lace). No Brasil, são vendidas pelo Bazar Horizonte, Pintar e Bordar e Empório das Lãs. As marcas Addi e Skacel são do mesmo fabricante.
Kit Denise - tem também na versão rosa, a qual parte da renda é revertida para estudos sobre o câncer

Kit Denise - de plástico, super leves, a princípio aceitas em aviões (mas seja discreta até entrar na aeronave).

Existe também na versão rosa, que destina parte da renda para custear estudos sobre o câncer.


Kit Boye
Kit Boye - de metal, pontudinhas, deslizam bem, mas os cabos são pouco flexíveis o que dificulta na hora de usar a técnica Laço Mágico, por exemplo.



Kit Knit Pro/Knit Picks (mesmo fabricante, nomes diferentes Europa/USA em função de problemas com direitos autoriais) podem ser:

Madeira = Symfonie Wood
Madeira Edição de Luxo = Symfonie Rose
Metal = de níquel
Acrílico = Spectra Acrilic Flair
Acrílico Edição Especial = Spectra Trendz

As Knitpro são vendidas no Brasil pela loja virtual Novelo na Rede.

Outras são menos conhecidas, mas nem por isso de menor qualidade:
HiyaHiya metal
Ka Classic Bamboo
Webs Bamboo
Colonial Roosewood

Bom … já deu pra perceber que o céu é o limite, não é?
Embora tenha centrado apenas nas circulares intercambiáveis, não posso deixar de citar uma circular não intercambiável, mas muito interessante, a Kollage, uma agulha quadrada, indicada para quem tem tendinite, sindrome do túnel do carpo e outros males ocupacionais.

Qual comprar? Só Deus sabe! Lembre-se de que cada tricoteira tem seu jeito, sua “pegada”, sua preferência, daí não existir a “melhor” agulha. A sua melhor agulha é a que lhe deixa confortável, lhe dá prazer e orgulho em fazer cada vez melhor essa atividade tão enriquecedora que é tricotar.

5 comentários:

  1. Olá. Quero me desculpar pela demora em agradecer tua visita, mas tentei várias vezes postar comentário no seu blog e sempre dá erro. Minha net anda lenta e meu pc mais ainda talvez seja isso. Mais enfim espero que hoje consiga. Tenha um ótimo final de semana. Bjos Elaine Carlini

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa linda...
    E a caixinha de newsletter, já pensou em colocar?!
    Um cheiro pink pra vc!...

    Andrea Garcia Barros
    andreagarciafla@hotmail.com
    Seg.: *** Andrea Garcia ***
    Araióses – MA

    ResponderExcluir
  3. Ná, obrigada SEMPRE por seu carinho lá no blog!!!
    Adoro suas visitas!!!
    Beijossssssssss e uma linda semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir
  4. Adoro vir aqui!
    Seu blog é fofo demais...
    Amei as dicas!
    bjos querida e ótima semana!
    Chris da Chria
    www.chria.com.br
    www.sweetblogchria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lu!
    Eu aqui novamente,...rsrsrsrsrs -agradecendo sua visita e comentário fofo lá no sweetblogchria!
    bjobjo querida!
    Chris

    ResponderExcluir

Obrigada por participar. Seu comentário é muito importante.