15 de novembro de 2010

Blocar

Para quem não conhece esse termo "blocar", como eu, significa deixar a peça tricotada com o formato e as tramas perfeitas depois de pronta.

Minha mãe sempre dizia que os trabalhos, em trico, depois de prontos deveriam ser passados. Mas quando ela os fazia o fio utilizado era sempre de algodão ou lã pura. Hoje deve-se observar se o fio não é acrílico, pois se passá-lo vai esticar a peça, aí, não há nada que faça para voltar ao normal. (Aconteceu com minha mãe) rsss

Voltando ao termo blocar, é mais que simplesmente passar a peça. Consiste em esticar o trabalho molhado em uma superfície, toalha ou eva, preso por alfinetes. Deixe-o secar. Assim o trabalho ficará com acabamento perfeito, principalmente os rendados.

Essa dica tirei daqui, onde ensina o pap com fotos e mais detalhadamente.

2 comentários:

  1. Olá, Natacha querida!
    Eu sempre bloco meus crochês. Depois que descobri essa técnica, nunca mais passei minhas peças. Quando as passo... faço do avesso para não dar aquele brilho desagradável do ferro, que na verdade é o queimado dos fios que são muito delicados. O importante de passar pelo avesso é que não amassa os pontos.
    Estou feliz com sua visita e comentário atencioso.
    Muito Obrigada!
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Obrigada pela dica.
    Beijos...
    Lúcia.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar. Seu comentário é muito importante.